segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O PAPEL DA MÃE NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

“Pela graça do Sacramento do matrimônio os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os seus filhos. Por isso os iniciarão desde a tenra idade nos mistérios da fé, da qual são para os filhos os “primeiros arautos” (LG,11). Associá-los-ão desde a primeira infância à vida da Igreja. (CIC, 2225)

A tarefa de educar, como dizia D. Bosco, “é obra do coração”, é obra do amor, por isso tem muito a ver com a mãe. Sem o carinho e a atenção da mãe a criança certamente crescerá carente de afeto e desorientada para a vida.

O povo diz que atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher, mas é preciso não esquecer que “esta mulher” mais do que a esposa, é a mãe.

É no colo da mãe que a criança precisa aprender o que é a fé, aprender a rezar e a amar a Deus e as pessoas.

É no colo da mãe que o homem de amanhã deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a pureza de coração.

É no colo da mãe que a criança aprende a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde e simples e não desprezar ninguém.

É no colo da mãe que o filho aprende a caridade, a vida pura da castidade, o domínio de todas as paixões desordenadas e a rejeitar todos os vícios.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"POR QUE O MEDO DE SER SIMPLES?"

No ofício de cumprir a sina do tempo, equilibrando tédios e harmonizando sentimentos, muitas vezes, encontro olhares que se perderam – sem mais saber quem são – na rota dos dias, perpetuando a ausência e uma contínua incompreensão acerca do seu papel no cenário da vida.

Parece que temos o dom de complicar a vida! Muito já ouvi e também entoei tal afirmação; e percebo que, em muitas circunstâncias, conseguimos mesmo assassinar a simplicidade em nome do equívoco e da ansiedade. E isso produz em nós um grande mal…
As maiores crises que vivemos em nossa história têm como impulso o fato de nos afastarmos da simplicidade. Simplicidade para nos olharmos, para decidirmos e planejarmos e, principalmente, simplicidade para compreendermos a nós mesmos e aos outros.
A simplicidade nos autoriza a entender que a vida acontece a cada dia e que somente no fragmento do tempo que se chama hoje ela caminha, possibilitando que a construamos colocando um tijolo de cada vez.
Ser simples é entender que posso apenas uma coisa de cada vez, que a felicidade se constrói aos poucos e que os erros também me ensinam a ser feliz.
O simples contempla a beleza e o inusitado no cotidiano da vida, ele não vive a gastar inutilmente suas energias na constante procura de novidades.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COMO SUPERAR AS DECEPÇÕES DA VIDA?

Decepções pequenas…

Decepções grandes…

Decepções profundas…

Independentemente do grau ou do tamanho, decepções são sempre decepções. E só quem vive pode calcular o quanto elas doem e deixam marcas!

Marcas para sempre?

Talvez sim, talvez não. Tudo depende da forma como eu reajo; depende da “SUPERAÇÃO”.

E como superar?

Quero testemunhar que quando sofri o término de um noivado, após mais de três anos de relacionamento, parecia que todos os meus sonhos haviam caído por terra.

Na minha limitação humana, me decepcionei com a pessoa, comigo mesma e com Deus. Claro que Deus não tem culpa alguma, mas ali, naquela hora, fiquei muito triste com Ele.

Impressionantes a bondade e a misericórdia do Senhor!

Mesmo decepcionada, questionando o porquê daquele término, Ele me concede a graça de pensar o seguinte:

– Você tem duas opções diante de tudo isso: – Ou você se entrega a essa decepção profunda, entra em estado de desânimo e depois de depressão – pois todos até entenderiam, afinal não é fácil – ou você SUPERA, reage, levantando a cabeça e enfrentando cada momento…

Após refletir sobre as duas possibilidades, mesmo sem ter forças para decidir qualquer coisa, só consegui dizer: “Me ajuda, Senhor! Não quero me entregar a esses sentimentos ruins que tentam me atacar; fazendo com que eu me revolte contra o Senhor. Ajuda-me, Deus!”


sábado, 18 de setembro de 2010

MEU LIVRO DE CABECEIRA

Olá pessoal, hoje quero partilhar com vocês a minha história com o meu livro de cabeceira.

Sempre deixo ao meu alcance o meu livro, pois ele sempre me direciona e abre o meu coração.

Assim, na cabeceira da minha cama, normalmente ele está lá;
Na minha mesa de trabalho, geralmente ele também está lá;
No canto do meu sofá, quase sempre ele está lá.

Quando meu coração está angustiado, recorro a este meu livro, que já virou meu amigo, e ele, sempre me dá uma palavra de ânimo. Nele encontro diretrizes para minha vida. Nele encontro o amor de Deus por mim. Através dele sou formada humanamente e espiritualmente. Por meio dele, quando permito, sou transformada.

Este  meu livro se chama BÍBLIA.

Experimente você também esta leitura e tocará na transformação da sua vida. 

Deus te abençoe!

By Franciele Oliveira
Imagens: imagens cristãs  

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A AUTO-SUFICIÊNCIA _ "O PRIMEIRO É AQUELE QUE SERVE, O MAIOR É O ÚLTIMO"

No mundo da ciência e da tecnologia, a palavra de ordem que comanda é a “perfeição”, a alta definição. Acontece que isto não satisfaz às exigências dos seus destinatários, isto é, a realização da felicidade da realidade social. As pessoas não têm sido mais felizes por isto. É sinal de que algo não está totalmente certo e perfeito.

De outro lado, temos os indicativos precisos da Palavra de Deus. Jesus convida as pessoas para que deixem a arrogância, a auto-suficiência, o querer ocupar os primeiros lugares e o ser melhor do que os outros. A forma de ser feliz passa por outros caminhos, pela prática da sabedoria e da gratuidade.

Não podemos nos conformar com uma cultura de “qualidade total” no seu instrumental de ação deixando na marginalidade os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos e desvalidos de hoje. Um tempo de prosperidade e de desenvolvimento não pode ser excludente a ponto de privilegiar alguns e não levar em conta a maioria da população.

Um mundo de igualdade, apesar dos direitos individuais adquiridos honestamente, leva a superar as desigualdades e a competição social que existe. Não é fácil entender e praticar a proposta do Evangelho quando diz que “o primeiro é aquele que serve, o maior é o último”. Nestas atitudes estão os autênticos valores para o cristão.

A sociedade capitalista vive num intercâmbio de favores. Ela negocia com quem é capaz de competir, deixando de lado o valor da gratuidade, do perdão a quem não pode pagar e da realidade do pobre. Esses últimos não têm lugar à mesa da classe abastarda e privilegiada na posse de bens materiais.

O importante é viver com sabedoria, confiante em Deus e na humildade de coração. O afeto das pessoas e de Deus se conquista com os gestos simples de humildade, muito mais do que com presentes valiosos, mas sem a força do amor e da espiritualidade. Isto significa que os mistérios de Deus são revelados aos simples e não aos orgulhosos e auto-suficientes.


por Dom Paulo Mendes Peixoto

terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMO SER ÍNTEGRO?

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo a ostentar a palavra da vida."
Filipenses 2, 14-16a


Como é difícil testemunhar Deus com a vida nos dias de hoje. O mundo nos leva a pegar uma mentirinha ali, outra aqui; a fazer uma coisinha errada  _ "só hoje"; a assistir programas de televisão com imagens indecentes; a xingar um palavrão; a fazer uma fofoca; a navegar em sites não aconselháveis; a fazer brincadeirinhas bobas; a se sentir e querer ser o melhor... em fim, são pequenas coisas que vão nos distanciando de Deus e nos aproximando da morte, vão nos aproximando do inferno.

Então, como fazer para ser íntegro no meio da sociedade tão depravada? Como ser luz de Deus no meio de tanta escuridão e de tanto pecado?

Só de um jeito é possível ser sinal de Deus: sendo fiel nas pequenas coisas.

Comece cuidando da sua língua. Cuide para que não saía da sua boca palavras inúteis que desagradam a Deus. Fale sempre a verdade, pois uma mentirinha é pecado tanto quanto uma "mentirona". Não murmure, não critique, não faça intrigas, não faça fofocas, não xingue...

Guarde a sua boca para ser fonte da benção de Deus.

Entretanto, essa é apenas uma dica, pois somente você sabe no que você está precisando ser fiel. Somente você sabe em quais pequenas coisas Deus está pedindo sua fidelidade.

Se você puder, feche, por um momento, os seus olhos e faça um exame de consciência pedindo a Deus que te ajude a identificar as pequenas coisas erradas da sua vida que te distanciam dEle. Após identificá-las, peça ao Senhor que te ajude, a partir desse momento, a começar agir diferente. Que Ele te dê a graça da fidelidade nas pequenas coisas. 

Pois, aquele que for fiel no pouco conseguirá ser fiel no muito.


Deus te abençoe, 
e lembre-se:  "Se for fiel no pouco, Deus te confiará mais."

By Franciele Oliveira

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUE HOMENS DEVEMOS SER?

Essa é um questionamento que nos aparece a cada dia. As circunstâncias da vida, as respostas exigidas a cada instante nos leva a esse questionamento constante. Que homem devo ser?

Por vezes sou tomado por essa incerteza: que homem devo ser? Quero mais nem sempre alcanço o que meu coração anceia.

Em situações, muitas vezes simples, onde tenho a oportunidade de fazer valer o homem bom, imagem e semelhança de Deus, no qual fui criado, verdadeiramente o homem que devo ser. Acabo por deparar-me com meus limites, parece que volto a estaca zero diante da busca pela resposta a esse questionamento.

No entanto, encontramos numa personagem bíblica a resposta a esse questionamento: que homem devo ser?

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos: “Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração, que fará todas as minhas vontades. At 13, 22b

Encontramos o homem segundo o coração de Deus, sim Davi foi esse homem segundo o coração de Deus, não de forma exclusiva. Mas por trazer em seu caráter as qualidades espirituais do homem segundo o coração de Deus.

Corramos atrás dessas qualidades:

  1. Ser sincero e verdadeiro, Davi era autêntico e cultivava as qualidades interiores;
  2. Ter intimidade com Deus, Davi era livre para esta em comunhão com Deus;
  3. Esta no centro da vontade de Deus, Davi buscou as escolhas divinas para sua vida.

Hoje necessitamos pautar a nossa vida com os princípios que norteiam a vida do homem segundo o coração de Deus.

Deus bençoe sua caminhada.

Alex - CN

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"MARIA NÃO SE AFASTOU DE NÓS" - QUE SABEDORIA!

Lá em casa no corredor tenho um quadro do rosto de Nossa Senhora, e na diversas vezes que passo ali, muitas vezes fito nos olhos dela e rezo àquela parte da Salve Rainha “seus olhos misericordiosos à nós volvei…”, toco em suas mãos e rezo “passe à frente Maria”…

Em uma de suas catequeses, o Santo Padre destacou que “Maria não se afastou de nós, mas sim permanece ainda mais próxima e sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanidade inteira”.

“Todos necessitamos de sua ajuda e de seu consolo para enfrentar as provas e os desafios de cada dia; temos a necessidade de senti-la como Mãe e irmã nas situações concretas de nossa existência“, concluiu o Papa.

Que sabedoria!

Partilho com você que me senti reconfortada com estas palavras do Papa. De forma tão simples, suas palavras tocaram meu coração. Estou buscando, a cada dia, viver assim: enfrentando os desafios e provas com a ajuda e o conselho de Maria.

Convido você hoje, à receber Maria em sua casa, olhar em seus olhos, tocar em suas mãos maternais… Ela não se afastou de nós. Ao contrário, ela está sempre pronta a nos atender e nos ajudar nas tantas provas e desafios de cada dia.

Rezemos juntos(as):

Debaixo de Vossa proteção, nos refugiamos, oh Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os males e perigos, oh Virgem Gloriosa e bendita

Deus te abençoe!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TER MUITOS AMIGOS?????

"O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão."
Provérbios 18, 24

Amigo é aquele que você pode contar sempre, seja na alegria ou na dor. Aquele que mesmo após tanto tempo sem te ver, ao te encontrar te faz perceber que tempo algum os separou. Amigo é aquele que sempre soma na sua vida, sempre faz a diferença, mesmo que ele não perceba. Pois, a atitude dele sempre te faz buscar estar mais perto de Deus ou perceber que Deus verdadeiramente cuida de você.

Portanto, amigos são poucos, é raridade. A Bíblia já diz: "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro."

Assim, não procure ter muitos amigos, pois isso é ilusão. Procure o verdadeiro amigo. Claro, temos que conviver bem com todos ao nosso redor, mas nem todos serão nossos amigos.

Agora, se você já encontrou um grande amigo, valorize-o e seja para ele um bom amigo.

Deus te abençoe!

By Franciele Oliveira

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"VINGUE-SE DE SEUS PAIS, AMANDO."

A bênção do pai é a bênção de Deus, Deus te deu a vida através de seus pais e vai te dar a sua bênção também através de seus pais. Quando você beija a mão de seu pai e sua mãe, ou beija a mão de um bispo, ou de um padre, isto não é idolatria, e sim um pedido de bênção para alguém que teve as mãos abençoadas por Deus. A caridade de cuidar do pai na velhice não será esquecida. É fácil amar o pai quando ele é jovem, quando ele tem dinheiro, quando ele está bem, mas a bênção cairá sobre aquele que amar o pai quando ele precisa de cuidados, quando ele já não tem forças nas pernas, quando ele molha as calças. Deus também sabe que tem muito pai e mãe chatos, com problemas, que são realmente difíceis, mas a melhor forma é o amor. O padre Jonas nos ensinou, nos encontro de jovens a muitos anos atrás, dizendo: “Vingue-se de seus pais, amando”.

Felipe Aquino

COMO CORRIGIR E AMAR OS FILHOS

O filho precisa ser corrigido, mas o que mais dói no filho é quando tiramos a sua liberdade, dói na alma, dói mais que umas chineladas. Você que é pai, Deus te deu autoridade e você precisa aplicar o castigo adequado, e corrigir o seu filho; não é humilhá-lo. Você também precisa conquistar seu filho, e não é dando coisas, mas, com carinho, com amor, é se dando ao seu filho, você precisa respeitar seu filho. Pai e mãe, não podem chegar em casa com o sangue quente e xingar e bater nos filhos, você não pode corrigir quando tiver nervoso, pois você vai falar besteira e fazer besteira, mas corrigir na hora e da maneira certa, levando seu filho para o quarto e, somente os dois, corrigí-lo, assim você vai conquistar o respeito do seu filho.

Os pais são os representantes de Deus na terra para os filhos, e filhos que tem uma visão errada dos pais, terão também uma visão errada de Deus. Antes de falar que Deus ama seu filho, que Jesus ama seu filho, você precisa dizer e demonstrar que ama o seu filho.

Felipe Aquino

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A ORAÇÃO É UMA EXPRESSÃO DE AMOR!


A oração é, antes de mais, uma expressão de amor. Quem ama, quem é amigo, gosta de estar, anseia por estar com a pessoa amada, com o amigo. Não se cansa de estar com a pessoa que ama e tem sempre que dizer e que ouvir, tem sempre o desejo de mais tempo para o diálogo ser maior. O amor, só o amor é solução para a vida de oração, ou seja, só reza bem, quem ama e quem não reza e porque não ama. O amor leva a estar com o amado, a desejar estar a sós, a querer tempo e ocasião para se abrir, para falar, para se sentir em comunhão, em intimidade. Quem ama pouco, reza pouco e nunca encontrará tempo para orar, para estar com o amado. Quem ama muito, reza muito e não perde ocasião para rezar, para dialogar, para pensar no amado. E pensar em Deus, o nosso Amado, já é oração, mesmo que se não medite muito ou não se pronunciem formulas. O segredo da oração está no amor, no coração, no grau de amizade. Nada, absolutamente nada – nem o trabalho, nem outras circunstâncias nos impede de pensar em quem amamos. Ninguém, por mais violência que faça, nos impedirá de pensar na pessoa que amamos. E esse pensar já é oração. E se o amor é grande, a oração tomará mais tempo e terá novas expressões.
Trecho do livro:
O Homem em Busca de Deus


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MEU CORAÇÃO CLAMA POR UNIDADE

"Exorto-vos pois, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Efésios 4, 1-3

Meu coração hoje esta clamando por paz e unidade na Igreja. Já basta de tanta divisão e competição. Devemos lutar para ser aquilo para qual Deus nos chamou. Devemos viver com verdade de coração a nossa vocação, para glorificar ao Senhor, e não para somente satisfazer nossas vontades. Devemos buscar suportar e aceitar as pessoas como elas são e buscar sempre a unidade e a paz. Pois, se na própria Igreja encontramos divisão, onde mais poderemos recorrer... A Igreja é a casa de Deus, onde devemos encontrar paz e aconchego.

By Franciele Oliveira