segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CULTIVE A AMIZADE


"A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha mais preciosa" (Goethe – 1749-1832).
Não preciso falar aqui da importância de se cultivar as boas amizades para ser feliz. O povo diz, com sabedoria, que “mais vale um amigo do que dinheiro o bolso”; é verdade. O dinheiro não resolve tudo, mas um bom amigo pode realmente resolver aquilo que o dinheiro não resolve. A Bíblia diz que quem conquistou um amigo, adquiriu um tesouro.

Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu livro "A Identidade", que “a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu". Chama os amigos de "testemunhas do passado" e diz que eles "são nosso espelho, através dos quais podemos nos olhar.”
Diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”
Há uma fábula antiga que mostra a importância da amizade concreta: é a da pomba e da formiga.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SER SANTO SEM DEIXAR DE SER JOVEM

Se você ainda continua com a ideia de que os santos eram pessoas tímidas, de fala mansa, que de tanto se curvarem ficaram corcundas, que andavam sempre com hábitos, batinas ou véus, que não curtiam a vida e fugiam de todas as coisas deste “mundo”. Esse pensamento mudará após conhecer o beato Pier Giorgio Frassati.
Eu também pensava assim. Olhava para os santos, gostava da ideia, mas me sentia muito longe deles. Achava tudo muito difícil, algo realmente distante da minha realidade. Santos como São Francisco, Santa Rita, São Padre Pio... me chamavam a atenção, mas não me sentia capaz de tantas penitências e tantas renúncias. E, assim, só ficava na intercessão.
Em 2008, tive o grande privilégio de realizar um sonho: participar da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Sydney, na Austrália. O mais marcante nessa visita foi encontrar o corpo do beato Pier Giorgio. Havia fotos dele e banners que contavam a história de sua vida espalhados por toda a igreja. E cada banner que eu via crescia em mim a vontade de ser santo. Era como se meu coração pulsasse assim: “É possível”. As fotos mostram-no com a galera, na faculdade, acampando, praticando alpinismo. Todas elas apresentavam uma frase de sua autoria, e cada frase revelava seu firme propósito de ser santo sem deixar de ser jovem.
Depois de andar pelo corredor central da catedral e ficar mexido com tudo o que via, segui por um corredor e deparei com uma urna, na qual estava escrito: "The body of blessed Pier Giorgio Frassati". Meu inglês não foi o suficiente para traduzir o que minha alma lia naquele corpo santo que estava à minha frente. Tive forças apenas para me ajoelhar e fazer um único pedido: "Que eu seja santo como você". Em mim vibrava a possibilidade de ser santo do meu jeito, com meus gostos e estilos. Aquela era a prova concreta de que a santidade é possível; a prova de que Deus não tira nada, mas dá tudo. Tive ali um encontro com Deus e com Sua santidade por meio de Pier Giorgio Frassati.
Pier Giorgio me fez entender que posso ser santo do meu jeito, se, em cada ação minha, mostrar que sou de Deus. Isso mudou a imagem que eu tinha dos santos e comecei a vê-los com outros olhos. Hoje entendo que Deus me chama para uma santidade cotidiana. Santidade feita do ordinário que, cheio do poder de Deus, torna-se extraordinário.
Convido-o para fazer também uma experiência com o beato Pier Giorgio. Peça a Deus a graça da santidade feita no seu tempo, no seu espaço. Peça a Deus a santidade do dia a dia.
Tema extraído do livro
"Santos de Calça Jeans"
Adriano Gonçalves

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESPERAR EM DEUS

“Esperar é ouvir Deus no silêncio”.

A espera é um dos mais belos momentos quando vivemos ele totalmente em Deus. Nossos planos, sonhos e vontades precisam estar totalmente nas mãos do Senhor, de nada adianta, planejar toda a minha vida sem parar e perguntar para o Senhor essa é a sua vontade?

Quando esperamos em Deus aprendemos a silênciar e a ouvir, muitas vezes em meio as lágrimas a solidão mas é preciso nessas horas ouvir a voz de Deus. O amigo fiel nessas horas se torna a ponte que nos liga ao Senhor, em meio ao medo, muitas vezes queremos desistir pensando que não somos capazes de esperar, e o amigo tem a capacidade de chegar e nos levar para Deus, fazer nosso coração voltar para a paz que vem do Senhor.

Para que tudo isso aconteça é preciso uma entrega total ao Senhor, será que somos capazes de deixar nossos sonhos, vontades para sonhar com Jesus? Será que somos capazes de esperar o tempo que for preciso para alcançar a verdadeira felicidade?

Aprenda a esperar, e a ouvir o Senhor. Esperar por um namorado, esperar por uma vocação, esperar por uma graça. Espere e você vai ver que nesse tempo Deus fará maravilhas na sua vida.

Deus abençoe.

Gabriela Borges

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SER PESSOA É MUITO COMPLICADO

O mundo de hoje é complexo. O emaranhado de informações a que temos acesso nos comunica, mas não nos formam. Temos sistemas cada vez mais sofisticados, burocracia para tudo, muitos meios carregados com dados de toda natureza, corretos e até incorretos. E tudo isso para chegar onde mesmo?

Acabamos ficando exigentes, intransigentes, complexos e, às vezes, mal educados.

O homem mais incrível que habitou a face da terra nos disse: “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas” (cf. Mt 10, 16).

Até procuramos exercitar a prudência, o que muitas vezes nos remete a cercarmos de processos a nossa volta, tornando tudo muito difícil.

Jesus, pelo contrário era capaz de decifrar os códigos mais ininteligíveis do ser humano e devolver em forma desmistificada.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VOCÊ NÃO PODE PERDER

Olá pessoal, no próximo sábado, 13/11/2010, no CIEP do Calabouço, teremos um grande evento - SAINT NIGHT DANCE. Uma noite inteira de shows.

Você não pode perder!!!!! Esperamos por você!!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

A DESCONTAMINAÇÃO ACONTECE PELA EUCARISTIA

Você precisa ser uma pessoa profundamente eucarística, porque só o calor que emana da Santíssima Eucaristia pode matar todos os “micróbios espirituais” adquiridos numa vida sexual errada. Assim como se coloca uma seringa contaminada para ser esterilizada numa autoclave, é preciso estar diante de Jesus Sacramentado para sermos descontaminados de toda impureza.

Só por meio da Santíssima Eucaristia, comungando frequentemente e adorando Jesus no Santíssimo Sacramento é que conseguiremos forças para prosseguir numa vida de santidade.

Se você contraísse qualquer doença grave, é certo que tomaria todos os remédios que o médico lhe indicasse. O remédio para acabar com as doenças espirituais é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma.

Comungando o Corpo do Senhor, nossos pensamentos, sentimentos, ideias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SÍNDROME DA DISPERSÃO

Encontro muitas pessoas que me perguntam: - “E aí, padre, correndo muito?” no começo eu sentia a obrigação de fazer um relatório completo das mil e uma atividades que roubavam preciosas horas de sono e ocupavam minha escrivaninha com montes e montes de pastas, cheias de papéis a considerar e de agendas que eu deveria cumprir. Aos poucos fui percebendo que a sociedade moderna está doente da “Síndrome da Dispersão”. Sim. Já virou doença.

O estresse e a depressão serão apenas sintomas desta causa mais profunda. Há uma ansiedade instalada em nós que exige mil reuniões, demoradas palestras, filas intermináveis. Até o que seria um momento de lazer se torna estressante naquele trânsito parado na descida ou subida da serra, ou na padaria que não dá conta dos clientes de final de semana, ou na corrida por aquele pequeno lugar daquela disputada praia. Estamos doentes.

As Igrejas multiplicam pastorais e movimentos em que necessariamente os cristãos devem estar engajados. Tudo bem. Mas acontece que muitos pertencem a duas, três e até quatro pastorais e simplesmente vivem a semana toda na Igreja, muito mais do que em suas próprias famílias. Padres resolvem ser políticos e médicos resolvem ser gurus, psicólogos quem ser sacerdotes e políticos imaginam ser “deus”. Todos sentem a obrigação de saber quase nada sobre quase tudo. A superficialidade é filha primogênita da dispersão. Fazemos um amontoado de coisas sem qualidade. Somos obrigados a atingir metas de qualidade total… ou seria de quantidade total?! Neste caminho a modernidade enlouquecerá.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"BUSQUE, NA ORAÇÃO, LIBERAR PERDÃO A QUEM VOCÊ AMA"

Hoje vamos falar a respeito de como perdoar as mágoas no matrimônio. Especialmente nós que somos casados: ou perdoamos ou perdoamos! Não tem outra alternativa, porque fica insustentável uma vida a dois sem o perdão. Primeiro, começa-se sem o perdão, depois sem o diálogo e a seguir vem a separação.

O perdão é fundamental e precisa ser dado sempre e nas pequenas coisas, desde algo que o irrita e que a pessoa faz sem saber até as coisas que ela faz conscientemente para irritá-lo e magoá-lo. É importante perdoar setenta vezes sete, é o que diz o Evangelho em Mateus 18,21. É regra fundamental para qualquer tipo de relacionamento, principalmente entre marido e mulher.

Vamos pedir ao Espírito Santo esta graça: o dom de perdoar setenta vezes sete, isso quer dizer marido e mulher deixarem realmente passar o que passa, sendo, muitas vezes, como um ministro de perdão para o outro. É ver que nada pode ser maior do que a opção que fizemos de ficar juntos para sempre, pois tudo o mais passa e precisa ser deixado de lado.