É feliz quem na vida apreende com tudo o que ela proporciona, e quem consegue perceber nos fatos, nas alegrias e nas decepções, realidades que acrescentem positivamente ao próprio universo de compreensão a respeito da existência.
Em algumas situações parece que a vida nos “puxa o tapete”, quando vemos nossos sonhos e tudo o que construímos desmoronar. Tais situações podem nos ensinar muito, nos levando a compreender a vida de maneira mais autêntica e acompanhada por Deus.
Muitas vezes sentimos “sumir nosso chão” quando algo que desejávamos muito nos é tirado, e quando o que queríamos não acontece, porém, diante de tais situações é preciso que o coração questione se de fato, a realidade com a qual sonhávamos era o melhor para nós.
É difícil ver desmoronar nossos próprios projetos, mas esses são momentos privilegiados para constatarmos se esses eram verdadeiramente os sonhos de Deus para nós.
Deus sabe o que é melhor para nós, Ele consegue enxergar além do que conseguimos compreender, e quando entregamos a Ele as rédeas de nossa vida sua ação se faz real em tudo e através de tudo, nos retirando de caminhos tortuosos e nos conduzindo pela estrada certa, mesmo quando não somos capazes de perceber.
Muitas vezes construímos nossa história e pautamos nossas escolhas em ideais puramente nossos, nos amparando somente naquilo que são nossas convicções pessoais, e sem submeter a Deus nossa vontade. Agindo assim corremos o risco de viver constantemente frustrados, em virtude de termos confiado em nossas próprias forças e não Naquele que verdadeiramente sabe do que precisamos.
Deus nos conhece melhor que nós mesmos e, Ele sabe o que de fato, nos realizará em nossa essência.
O cristianismo é um território onde a confiança se estabelece como “necessidade”, pois nem sempre é possível caminhar amparado pelas certezas nas quais desejaríamos ancorar nossa história.
A certeza que precisa ancorar nossos passos é aquela que brota confiança no Deus que cuida de nós e que sempre tem o melhor para nós, mesmo quando tudo parece escuro.
Deus sempre está agindo, nos moldando e nos fazendo melhores. É preciso que confiemos n’Ele e em Sua maneira de agir, e não somente em nossas potencialidades e convicções.
Deus tem o melhor para nós, Ele sempre tem… É preciso confiar e permitir que Ele conduza todas as coisas, pois Ele sabe o que é o melhor.
Adriano Zandoná