sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL


montafoto.com

AINDA DÁ TEMPO DE PREPARAR O SEU NATAL

Você deve estar pensando: "Meu Deus, como passou rápido o ano, já estamos de novo no Natal! Gente, eu nem vi o ano passar! Parece que os anos estão passando mais rapidamente...". Bom, se o Natal deste ano o pegou nessa situação, certamente é porque você não encontrou tempo para se preparar para ele. Então, que tal começar agora, mesmo em cima da hora, não deixando que este ano seja somente mais um ano? Pelo tempo dedicado à preparação podemos imaginar a consideração e a importância de um acontecimento.

Se você deixa tudo para a última hora e sempre confia que no final dá tempo de improvisar e dar um jeitinho nas coisas, isso mostra que tudo o que vem pela frente tem pouca importância para você – do jeito que as coisas saírem, está bem! O contrário também é válido. Se você se prepara, com antecedência, tudo bem planejado com sentido correto e na expectativa de bem celebrar, esse acontecimento realmente é para você um fato de muita importância.

O tempo que gastamos na preparação anuncia a importância do acontecimento para nós. Por isso, vive bem o Natal quem se prepara para ele. Mas, como me preparar para o Natal? Será que é fazendo as minhas compras, escolhendo bem as roupas e presentes? Antes de tudo isso, você precisa descobrir que o Natal verdadeiro acontece de "dentro para fora". Todas as celebrações e manifestações de carinho são demonstrações externas de um Natal bem celebrado no coração. Isso significa deixar que, por primeiro, o Menino Deus nasça em seu coração. O lugar onde acontece o Natal é no seu coração e não nas vitrines das lojas.


NATAL - NOITE DE CASAIS FELIZES

Neste Natal do Senhor surpreenda a pessoa que ama com um convite muito especial, o convite de participarem juntos de uma santa Missa de Natal. Celebrar a vitória diante de Deus, que nasce para proporcionar a humanidade a paz total. Jesus é a Paz que sua família precisa, e desta Paz Suprema brota a felicidade tão almejada.

Construir a paz dentro do lar é a missão mais sublime de um casal. E isto só é possível com a presença de Jesus, que derrama graças abundantes, equilibra o relacionamento e promove a vida plena.

Casais felizes estão na Igreja, comungando a Vida, que é Jesus. FELIZ E SANTO NATAL!!

Diácono Paulo Lourenço 
Canção Nova

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MISSÃO - ÚLTIMOS EVENTOS

DNJ - 2010
DIA DA FAMÍLIA NA CANÇÃO NOVA
DIA DA FAMÍLIA NA CANÇÃO NOVA
DNJ-2010
JANTAR SHOW SHALOM
DIA DA FAMÍLIA NA CANÇÃO NOVA
SHOW EM VENDA NOVA
SHOW EM MACAÉ
AVIVAMENTO EM BARCELOS

FESTA DE CRISTO REI

JANTAR SHOW SHALOM

FESTA DE CRISTO REI

domingo, 19 de dezembro de 2010

O MUNDO INTEIRO ESPERA A RESPOSTA DE MARIA

Ouviste ó Virgem, que vais conceber e dar à luz um filho, não por obra de homem – tu ouviste – mas do Espírito Santo. O Anjo espera tua resposta: já é tempo de voltar para Deus que o enviou. Também nós, Senhora, miseravelmente esmagados por uma sentença de condenação, esperamos tua palavra de misericórdia.

Eis que te é oferecido o preço de nossa salvação; se consentes, seremos livres. Todos fomos criados pelo Verbo eterno, mas caímos na morte; com uma breve resposta tua seremos recriados e novamente chamados à vida.

Ó Virgem cheia de bondade, o pobre Adão, expulso do paraíso com a sua mísera descendência, implora a tua resposta; Abraão a implora, Davi a implora. Os outros patriarcas, teus antepassados, que também habitam a região da sombra da morte, suplicam esta resposta. O mundo inteiro a espera, prostrado aos teus pés.


domingo, 12 de dezembro de 2010

5 PASSOS PARA VENCER O STRESS



Mais que lamentar problemas, precisamos procurar soluções. As preocupações nada resolvem, pelo contrário, multiplicam os males. No lugar delas vamos cultivar as ocupações possíveis. Existe um conjunto de recursos que estão à nossa disposição para resistir e driblar o stress.


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CULTIVE A AMIZADE


"A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha mais preciosa" (Goethe – 1749-1832).
Não preciso falar aqui da importância de se cultivar as boas amizades para ser feliz. O povo diz, com sabedoria, que “mais vale um amigo do que dinheiro o bolso”; é verdade. O dinheiro não resolve tudo, mas um bom amigo pode realmente resolver aquilo que o dinheiro não resolve. A Bíblia diz que quem conquistou um amigo, adquiriu um tesouro.

Milan Kundera, escritor tcheco, escreveu em seu livro "A Identidade", que “a amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu". Chama os amigos de "testemunhas do passado" e diz que eles "são nosso espelho, através dos quais podemos nos olhar.”
Diz que “toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem a qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos. Os amigos recentes custam a perceber essa aliança, não valorizam ainda o que está sendo contraído. São amizades não testadas pelo tempo, não se sabe se enfrentarão com solidez as tempestades ou se serão varridos numa chuva de verão.”
Há uma fábula antiga que mostra a importância da amizade concreta: é a da pomba e da formiga.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SER SANTO SEM DEIXAR DE SER JOVEM

Se você ainda continua com a ideia de que os santos eram pessoas tímidas, de fala mansa, que de tanto se curvarem ficaram corcundas, que andavam sempre com hábitos, batinas ou véus, que não curtiam a vida e fugiam de todas as coisas deste “mundo”. Esse pensamento mudará após conhecer o beato Pier Giorgio Frassati.
Eu também pensava assim. Olhava para os santos, gostava da ideia, mas me sentia muito longe deles. Achava tudo muito difícil, algo realmente distante da minha realidade. Santos como São Francisco, Santa Rita, São Padre Pio... me chamavam a atenção, mas não me sentia capaz de tantas penitências e tantas renúncias. E, assim, só ficava na intercessão.
Em 2008, tive o grande privilégio de realizar um sonho: participar da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em Sydney, na Austrália. O mais marcante nessa visita foi encontrar o corpo do beato Pier Giorgio. Havia fotos dele e banners que contavam a história de sua vida espalhados por toda a igreja. E cada banner que eu via crescia em mim a vontade de ser santo. Era como se meu coração pulsasse assim: “É possível”. As fotos mostram-no com a galera, na faculdade, acampando, praticando alpinismo. Todas elas apresentavam uma frase de sua autoria, e cada frase revelava seu firme propósito de ser santo sem deixar de ser jovem.
Depois de andar pelo corredor central da catedral e ficar mexido com tudo o que via, segui por um corredor e deparei com uma urna, na qual estava escrito: "The body of blessed Pier Giorgio Frassati". Meu inglês não foi o suficiente para traduzir o que minha alma lia naquele corpo santo que estava à minha frente. Tive forças apenas para me ajoelhar e fazer um único pedido: "Que eu seja santo como você". Em mim vibrava a possibilidade de ser santo do meu jeito, com meus gostos e estilos. Aquela era a prova concreta de que a santidade é possível; a prova de que Deus não tira nada, mas dá tudo. Tive ali um encontro com Deus e com Sua santidade por meio de Pier Giorgio Frassati.
Pier Giorgio me fez entender que posso ser santo do meu jeito, se, em cada ação minha, mostrar que sou de Deus. Isso mudou a imagem que eu tinha dos santos e comecei a vê-los com outros olhos. Hoje entendo que Deus me chama para uma santidade cotidiana. Santidade feita do ordinário que, cheio do poder de Deus, torna-se extraordinário.
Convido-o para fazer também uma experiência com o beato Pier Giorgio. Peça a Deus a graça da santidade feita no seu tempo, no seu espaço. Peça a Deus a santidade do dia a dia.
Tema extraído do livro
"Santos de Calça Jeans"
Adriano Gonçalves

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESPERAR EM DEUS

“Esperar é ouvir Deus no silêncio”.

A espera é um dos mais belos momentos quando vivemos ele totalmente em Deus. Nossos planos, sonhos e vontades precisam estar totalmente nas mãos do Senhor, de nada adianta, planejar toda a minha vida sem parar e perguntar para o Senhor essa é a sua vontade?

Quando esperamos em Deus aprendemos a silênciar e a ouvir, muitas vezes em meio as lágrimas a solidão mas é preciso nessas horas ouvir a voz de Deus. O amigo fiel nessas horas se torna a ponte que nos liga ao Senhor, em meio ao medo, muitas vezes queremos desistir pensando que não somos capazes de esperar, e o amigo tem a capacidade de chegar e nos levar para Deus, fazer nosso coração voltar para a paz que vem do Senhor.

Para que tudo isso aconteça é preciso uma entrega total ao Senhor, será que somos capazes de deixar nossos sonhos, vontades para sonhar com Jesus? Será que somos capazes de esperar o tempo que for preciso para alcançar a verdadeira felicidade?

Aprenda a esperar, e a ouvir o Senhor. Esperar por um namorado, esperar por uma vocação, esperar por uma graça. Espere e você vai ver que nesse tempo Deus fará maravilhas na sua vida.

Deus abençoe.

Gabriela Borges

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SER PESSOA É MUITO COMPLICADO

O mundo de hoje é complexo. O emaranhado de informações a que temos acesso nos comunica, mas não nos formam. Temos sistemas cada vez mais sofisticados, burocracia para tudo, muitos meios carregados com dados de toda natureza, corretos e até incorretos. E tudo isso para chegar onde mesmo?

Acabamos ficando exigentes, intransigentes, complexos e, às vezes, mal educados.

O homem mais incrível que habitou a face da terra nos disse: “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas” (cf. Mt 10, 16).

Até procuramos exercitar a prudência, o que muitas vezes nos remete a cercarmos de processos a nossa volta, tornando tudo muito difícil.

Jesus, pelo contrário era capaz de decifrar os códigos mais ininteligíveis do ser humano e devolver em forma desmistificada.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VOCÊ NÃO PODE PERDER

Olá pessoal, no próximo sábado, 13/11/2010, no CIEP do Calabouço, teremos um grande evento - SAINT NIGHT DANCE. Uma noite inteira de shows.

Você não pode perder!!!!! Esperamos por você!!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

A DESCONTAMINAÇÃO ACONTECE PELA EUCARISTIA

Você precisa ser uma pessoa profundamente eucarística, porque só o calor que emana da Santíssima Eucaristia pode matar todos os “micróbios espirituais” adquiridos numa vida sexual errada. Assim como se coloca uma seringa contaminada para ser esterilizada numa autoclave, é preciso estar diante de Jesus Sacramentado para sermos descontaminados de toda impureza.

Só por meio da Santíssima Eucaristia, comungando frequentemente e adorando Jesus no Santíssimo Sacramento é que conseguiremos forças para prosseguir numa vida de santidade.

Se você contraísse qualquer doença grave, é certo que tomaria todos os remédios que o médico lhe indicasse. O remédio para acabar com as doenças espirituais é a Eucaristia. É o próprio Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo, remédio eficaz para o corpo e para a alma.

Comungando o Corpo do Senhor, nossos pensamentos, sentimentos, ideias e fantasias serão purificados. A descontaminação acontece pela Eucaristia.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SÍNDROME DA DISPERSÃO

Encontro muitas pessoas que me perguntam: - “E aí, padre, correndo muito?” no começo eu sentia a obrigação de fazer um relatório completo das mil e uma atividades que roubavam preciosas horas de sono e ocupavam minha escrivaninha com montes e montes de pastas, cheias de papéis a considerar e de agendas que eu deveria cumprir. Aos poucos fui percebendo que a sociedade moderna está doente da “Síndrome da Dispersão”. Sim. Já virou doença.

O estresse e a depressão serão apenas sintomas desta causa mais profunda. Há uma ansiedade instalada em nós que exige mil reuniões, demoradas palestras, filas intermináveis. Até o que seria um momento de lazer se torna estressante naquele trânsito parado na descida ou subida da serra, ou na padaria que não dá conta dos clientes de final de semana, ou na corrida por aquele pequeno lugar daquela disputada praia. Estamos doentes.

As Igrejas multiplicam pastorais e movimentos em que necessariamente os cristãos devem estar engajados. Tudo bem. Mas acontece que muitos pertencem a duas, três e até quatro pastorais e simplesmente vivem a semana toda na Igreja, muito mais do que em suas próprias famílias. Padres resolvem ser políticos e médicos resolvem ser gurus, psicólogos quem ser sacerdotes e políticos imaginam ser “deus”. Todos sentem a obrigação de saber quase nada sobre quase tudo. A superficialidade é filha primogênita da dispersão. Fazemos um amontoado de coisas sem qualidade. Somos obrigados a atingir metas de qualidade total… ou seria de quantidade total?! Neste caminho a modernidade enlouquecerá.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"BUSQUE, NA ORAÇÃO, LIBERAR PERDÃO A QUEM VOCÊ AMA"

Hoje vamos falar a respeito de como perdoar as mágoas no matrimônio. Especialmente nós que somos casados: ou perdoamos ou perdoamos! Não tem outra alternativa, porque fica insustentável uma vida a dois sem o perdão. Primeiro, começa-se sem o perdão, depois sem o diálogo e a seguir vem a separação.

O perdão é fundamental e precisa ser dado sempre e nas pequenas coisas, desde algo que o irrita e que a pessoa faz sem saber até as coisas que ela faz conscientemente para irritá-lo e magoá-lo. É importante perdoar setenta vezes sete, é o que diz o Evangelho em Mateus 18,21. É regra fundamental para qualquer tipo de relacionamento, principalmente entre marido e mulher.

Vamos pedir ao Espírito Santo esta graça: o dom de perdoar setenta vezes sete, isso quer dizer marido e mulher deixarem realmente passar o que passa, sendo, muitas vezes, como um ministro de perdão para o outro. É ver que nada pode ser maior do que a opção que fizemos de ficar juntos para sempre, pois tudo o mais passa e precisa ser deixado de lado.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

QUEM COMANDA A SUA CASA?

Um dos diversos meios que o inimigo utiliza para entrar nas nossas casas e destruir nossas famílias é a televisão. Esse potente meio de comunicação, em quase sua totalidade, tem sido usado de maneira destrutiva. A maioria das pessoas não calcula o alcance do mal que a televisão pode causar, principalmente para os filhos que, desde crianças, convivem com uma sensualidade veiculada por programas televisivos e determinadas músicas.

Tudo isso faz parte de um projeto do inimigo para atingir as nossas crianças, destruindo-as na alma, no coração. Nessa luta desleal, a nossa defesa está no Senhor, que fez o Céu e a Terra e que está presente na Eucaristia. É preciso ousadia para combater o inimigo, porque, do contrário, perderemos a posse do nosso lar, dos nossos lugares santos para ele.

Quantos pais e mães lamentam dizendo: “Eu não sei mais o que fazer!”, e acabam “entregando os pontos”. Foram aos poucos perdendo o comando de sua casa para o inimigo, a ponto de não saberem mais como agir. Percebem que não têm mais o domínio, a direção do lar e nem do próprio casamento.

É preciso investir “pesado” na oração e resgatar para Deus a família. Principalmente você, pai ou mãe, que já não sabe mais como educar os filhos. Não sabe quando dizer "sim" ou dizer "não", quando permitir ou negar. Em Jesus Eucarístico, você encontrará a força e a sabedoria para retomar a direção da sua casa.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE - 2010 (SÃO JOÃO DA BARRA)

Aguardem... Durante esta semana estaremos postando as fotos e os vídeos do show de Fabiano Oliveira no DNJ.

O evento foi maravilhoso! Como é bonito e gratificante ver a juventude reunida para louvar o Senhor!

Deus abençoe cada jovem que esteve presente no DNJ que com certeza se aproximou um pouco mais de Jesus.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Igreja amordaçada pelo PT

Olá pessoal, antes de votarem no próximo domingo, 31/10/2010, convido todos a visualizarem o vídeo do Pe. Paulo Ricardo. É muito importante, isso pode mudar a vida do nosso país.

Vejam abaixo:

"DIZER NÃO É TAMBÉM UMA FORMA DE AMAR"

Limites são necessários para qualquer ser humano


Amar não é e nunca será tarefa fácil, exige de nós empenho e decisão. O amor sincero comporta o sofrimento e a doação em favor do outro. Pelo bem do outro, inúmeras vezes, enfrentamos dificuldades que nos causam dor e pesar.

Existem situações nas quais temos de desagradar a quem amamos, em virtude de seu próprio bem. Tais decisões são difíceis e doem mais em nós do que naqueles que são objetos de nossa repreensão. Porém, é importante salientar que corresponder sempre e irrefletidamente aos desejos de quem se ama pode se tornar algo negativo, que tende a deformar e não formar. Dentro dessa perspectiva, afirmo que: “Dizer ‘não’ também é uma forma de amar”.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

VOCÊ TEM QUE PARTICIPAR - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


FABIANO OLIVEIRA ESTARÁ APRESENTANDO O SEU CD "TOMA MINHA VIDA" FAZENDO UM BELO SHOW.

VOCÊ NÃO PODE PERDER!!!!!

LEMBRE-SE, É NO PRÓXIMO DOMINGO, DIA 24 DE OUTUBRO, NO CIEP DE SÃO JOÃO DA BARRA.

ESPERAMOS POR VOCÊ!!!!

domingo, 17 de outubro de 2010

CERTEZA CRISTÃ

O mundo é das incertezas. Não podemos ter plena segurança na fidelidade das pessoas. O que conta e nos dá a plena firmeza é a fé, caminho de certeza da justiça divina. Só quem acredita em Deus consegue viver de mãos erguidas, na confiança de um mundo melhor.


Moisés teve uma atitude bonita, pois colocou-se na posição de súplica a Deus, pedindo para que seu povo vencesse na guerra. Mesmo na condição de chefe, sentiu seus limites e passou a confiar na força de Javé. Enquanto permanecia de mãos erguidas para o alto, seu povo vencia a luta.


No mundo dos mortais, não basta às pessoas terem conhecimento teórico e técnico, porque nem sempre a ciência e a prática conseguem emitir uma certeza total. Estamos na condição temporal, no mundo que deve ser sempre construído e caminhar na busca da perfeição da obra da criação.
 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"QUEM AMA CUIDA"

Quem ama cuida!

Quer saber quais as coisas que você ama?


Acredito profundamente na máxima que diz: “Quem ama cuida”, e percebo que tal ditado se estabelece como critério avaliativo para pesarmos nossos relacionamentos.

Quer saber quais as coisas que você ama? É só verificar atentamente as coisas que você cuida, pois a gente só percebe que ama depois que descobre que cuida.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CUIDADO COM SUAS PALAVRAS!

Precisamos ter muito cuidado com as palavras, principalmente entre os esposos. Injúria é falar mal. O falar mal está muito perto da maldição. A palavra dos cônjuges, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, deve ser de bênção, ou seja, uma palavra de “bem + dição” = de dizer bem, não de “mal + dição” = de dizer mal, de falar mal um do outro.

Quando você fala mal, no fundo, é como se quisesse que aquilo acontecesse! Para ser bem franco, equivale a rogar uma praga, lançar uma maldição. Padre Robert DeGrandis, grande conhecedor do assunto, diz: “Cuidado com as suas palavras, porque: ou elas são bênçãos ou são maldições!”

Sem você perceber, a palavra de maledicência acaba sendo a palavra de maldição. Você não quer semear uma erva venenosa, mas se você deixar sementes escaparem entre os dedos estas sementes irão frutificar! Os esposos não podem falar mal um do outro. Da mesma forma, os filhos não podem falar mal dos pais e dos irmãos. Tampouco pais não podem ficar falando mal dos filhos. Cuidado, porque o que você fala é semente. E o inimigo de Deus está querendo que essas sementes caiam e frutifiquem.

Suas palavras precisam ser bênção. Se o marido errou, tenha palavras de bênção a respeito dele para tirá-lo do erro, para levantá-lo da lama em que escorregou e ficou caído. Assim também com a esposa e com os filhos. Cuidado com suas palavras!

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sábado, 2 de outubro de 2010

O CRISTÃO E O VOTO

Nós cristãos, que buscamos seguir os ensinamentos de Cristo Jesus, não podemos votar de forma irresponsável ou alienada. Nossa responsabilidade é muito maior, pois temos o dever de votar de forma consciente e de acordo com os ensinamentos de Jesus.

O nosso voto tem que expressar o que somos e no que acreditamos. Por isso, não podemos votar com o objetivo de usufluir de benefícios individualistas. Da mesma forma, não podemos votar por votar, devemos analisar os candidatos e à luz do Espírito Santo escolher aquele que nos parece ser o melhor, aquele que acreditamos que irá dar dignidade ao nosso povo.

Nesse momento eleitoral, não podemos ser egoístas pensando somente no nosso bem estar. Talvez seja até necessário nos sacrificar para o bem comum.

Portanto, aproveitemos a campanha eleitoral para escolhermos os candidatos, que se eleitos, irão nos representar, representando os nossos desejos de dignidade, justiça e tudo mais que desejamos para todo povo brasileiro.

Agora, se o candidato, após eleito, não cumprir o que prometeu, já não é nossa responsabilidade. Ele responderá diante de Deus pelas suas atitudes. A nós, caberá apenas a postura de não confiarmos nosso voto ao referido candidato nas próximas eleições.

Sendo assim, só me cabe dizer: VOTE COM RESPONSABILIDADE, você também tem que dar testemunho de vida através dele. Diga não às DROGAS, ao ABORTO e a CORRUPÇÃO.

Deus te abençoe!

By Franciele Oliveira

A FÉ E O VOTO SÃO ATITUDES PESSOAIS

Neste dia o Brasil todo se movimenta, principalmente porque aqui o voto é obrigatório, para eleger os nossos novos representantes, no Estado e no País. O voto deve tornar a Nação mais conforme com a vontade do Senhor, mais justa e fraterna. Por isso ele [voto] deve ser mais ético. Mas o que entendemos com isso? Ele deve expressar, de forma esclarecida e consciente, a nossa cidadania, superando os desencantos com a política, elegendo pessoas comprometidas com o respeito à vida, à família e à dignidade humana.

Podemos colaborar na construção de um país melhor, mais coerente na administração de sua riqueza e de seus bens. Por isso é importante ir às urnas e votar com liberdade, como expressão de fé e cidadania, sabendo do resultado de tudo isso.

A escolha de bons candidatos é como a escolha do bem ou do mal. Isso significa que o voto tem uma dimensão de fé e de presença de Deus. O que está em jogo é a preocupação com o ser humano. Assim, não podemos dar crédito a pessoas hostis à dignidade das pessoas.

A hora é de colocar a confiança no Senhor e agir com a força da fé. Muitos eleitos têm sido pessoas inúteis e até perniciosas para o Brasil. Agem com atitudes farisaicas, com aparência de ovelhas, mas com prática de lobos ferozes. Quem não tem o coração disponível para Deus e para os princípios de Sua Palavra, não é apto para representar autenticamente a população. Os objetivos dessas pessoas, com facilidade, se tornam reducionistas, servindo a si mesmas e aos grupos de interesse delas.

A fé e o voto são atitudes pessoais, com postura de liberdade. Aí se fundamentam os parâmetros da vida cristã e cidadã. É preciso votar, então, com fé, sabendo que este é o caminho da autoridade credenciada e confirmada por Deus.

Não podemos abandonar nossas raízes cristãs nas horas decisivas da vida. O Altíssimo está sempre presente se estamos também com Ele. É a fé que nos dá lucidez, olhos abertos, confiança e comprometimento com as necessidades do nosso povo.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"QUEM FOGE DE RELACIONAR-SE, DEIXA DE CRESCER..."

Quando fugimos da vida e dos relacionamentos, escondendo-nos em máscaras, vícios e inverdades, criamos ilusões que nos impedem de nos construirmos e de enfrentar a vida como ela é. E retiramos do existir a autenticidade instaurando assim no coração a frustração.

Nossa sociedade é marcada pela criação de múltiplas maneiras de camuflar a vida, destituindo-a de seu significado. Em nosso cotidiano é comum a muitos gastarem inúmeras horas diante de um computador, que – se não for bem utilizado – pode lhes roubar do “dever-desafio” de se afirmarem como pessoa e os fazem substituir os relacionamentos com pessoas no real. Pois, a virtualidade lhes imprime uma falsa segurança, que lhes permite ocultar suas fraquezas, revelando de si apenas uma imagem irreal. . Pois, a virtualidade lhes imprime uma falsa segurança, que lhes permite ocultar suas fraquezas, revelando de si apenas uma imagem irreal.

Para além do virtual também é possível esconder-se na fabricação de uma falsa imagem, que por sua vez, nos impedirá de sermos amados e conhecidos naquilo que somos. O relacionar-se é uma realidade que nos caracteriza como humanos, e na medida em que nos relacionamos com mais qualidade, mais “gente” nos tornamos. Quem se relaciona, envolve-se: Ama e é amado, decepciona-se e decepciona, perde e ganha… Enfim, está sujeito às contrariedades que compõem o envolver-se, mas, nem por isso tem o direito de fugir por medo de sofrer. É fácil e conveniente evitar o relacionamento com os outros, principalmente se nos causam problemas. Contudo, se fizermos isso, estaremos nos esquivando das respostas exigidas pela vida; dessa forma, trilharemos um caminho que desembocará na angústia e na solidão.

É no relacionar-se que somos moldados e nos tornamos melhores; por isso, fugir da convivência com outros é eliminar da vida a possibilidade de crescer. Para que adquiramos a devida maturidade, nosso amor não pode ser superficial, fazendo-nos desistir daqueles que não compreendemos e que não nos agradam. Quem ama não desiste do outro, mas acredita nele mesmo sem o compreender em plenitude.

Amar é doar-se, é assumir o outro com suas conseqüências e circunstâncias, independentemente das dificuldades contidas nessa opção.

Não existe vida sem envolvimento, e conseqüentemente, sem os conflitos próprios da relação. A vida é movimento, e para entender alguém é preciso ter a delicadeza para compreender as transformações que acompanham essa pessoa. Cada pessoa é dinâmica, é movimento: “Ninguém conversa com a mesma pessoa duas vezes”, pois, a cada minuto novas experiências operam no ser uma constante transformação, fazendo com que a pessoa de hoje não seja a mesma amanhã. Para construir sólidos relacionamentos é necessário estar disposto a descobrir novamente o outro a cada dia.


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O PAPEL DA MÃE NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

“Pela graça do Sacramento do matrimônio os pais receberam a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os seus filhos. Por isso os iniciarão desde a tenra idade nos mistérios da fé, da qual são para os filhos os “primeiros arautos” (LG,11). Associá-los-ão desde a primeira infância à vida da Igreja. (CIC, 2225)

A tarefa de educar, como dizia D. Bosco, “é obra do coração”, é obra do amor, por isso tem muito a ver com a mãe. Sem o carinho e a atenção da mãe a criança certamente crescerá carente de afeto e desorientada para a vida.

O povo diz que atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher, mas é preciso não esquecer que “esta mulher” mais do que a esposa, é a mãe.

É no colo da mãe que a criança precisa aprender o que é a fé, aprender a rezar e a amar a Deus e as pessoas.

É no colo da mãe que o homem de amanhã deve aprender o que é a retidão, o caráter, a honestidade, a bondade, a pureza de coração.

É no colo da mãe que a criança aprende a respeitar as pessoas, a ser gentil com os mais velhos, a ser humilde e simples e não desprezar ninguém.

É no colo da mãe que o filho aprende a caridade, a vida pura da castidade, o domínio de todas as paixões desordenadas e a rejeitar todos os vícios.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"POR QUE O MEDO DE SER SIMPLES?"

No ofício de cumprir a sina do tempo, equilibrando tédios e harmonizando sentimentos, muitas vezes, encontro olhares que se perderam – sem mais saber quem são – na rota dos dias, perpetuando a ausência e uma contínua incompreensão acerca do seu papel no cenário da vida.

Parece que temos o dom de complicar a vida! Muito já ouvi e também entoei tal afirmação; e percebo que, em muitas circunstâncias, conseguimos mesmo assassinar a simplicidade em nome do equívoco e da ansiedade. E isso produz em nós um grande mal…
As maiores crises que vivemos em nossa história têm como impulso o fato de nos afastarmos da simplicidade. Simplicidade para nos olharmos, para decidirmos e planejarmos e, principalmente, simplicidade para compreendermos a nós mesmos e aos outros.
A simplicidade nos autoriza a entender que a vida acontece a cada dia e que somente no fragmento do tempo que se chama hoje ela caminha, possibilitando que a construamos colocando um tijolo de cada vez.
Ser simples é entender que posso apenas uma coisa de cada vez, que a felicidade se constrói aos poucos e que os erros também me ensinam a ser feliz.
O simples contempla a beleza e o inusitado no cotidiano da vida, ele não vive a gastar inutilmente suas energias na constante procura de novidades.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COMO SUPERAR AS DECEPÇÕES DA VIDA?

Decepções pequenas…

Decepções grandes…

Decepções profundas…

Independentemente do grau ou do tamanho, decepções são sempre decepções. E só quem vive pode calcular o quanto elas doem e deixam marcas!

Marcas para sempre?

Talvez sim, talvez não. Tudo depende da forma como eu reajo; depende da “SUPERAÇÃO”.

E como superar?

Quero testemunhar que quando sofri o término de um noivado, após mais de três anos de relacionamento, parecia que todos os meus sonhos haviam caído por terra.

Na minha limitação humana, me decepcionei com a pessoa, comigo mesma e com Deus. Claro que Deus não tem culpa alguma, mas ali, naquela hora, fiquei muito triste com Ele.

Impressionantes a bondade e a misericórdia do Senhor!

Mesmo decepcionada, questionando o porquê daquele término, Ele me concede a graça de pensar o seguinte:

– Você tem duas opções diante de tudo isso: – Ou você se entrega a essa decepção profunda, entra em estado de desânimo e depois de depressão – pois todos até entenderiam, afinal não é fácil – ou você SUPERA, reage, levantando a cabeça e enfrentando cada momento…

Após refletir sobre as duas possibilidades, mesmo sem ter forças para decidir qualquer coisa, só consegui dizer: “Me ajuda, Senhor! Não quero me entregar a esses sentimentos ruins que tentam me atacar; fazendo com que eu me revolte contra o Senhor. Ajuda-me, Deus!”


sábado, 18 de setembro de 2010

MEU LIVRO DE CABECEIRA

Olá pessoal, hoje quero partilhar com vocês a minha história com o meu livro de cabeceira.

Sempre deixo ao meu alcance o meu livro, pois ele sempre me direciona e abre o meu coração.

Assim, na cabeceira da minha cama, normalmente ele está lá;
Na minha mesa de trabalho, geralmente ele também está lá;
No canto do meu sofá, quase sempre ele está lá.

Quando meu coração está angustiado, recorro a este meu livro, que já virou meu amigo, e ele, sempre me dá uma palavra de ânimo. Nele encontro diretrizes para minha vida. Nele encontro o amor de Deus por mim. Através dele sou formada humanamente e espiritualmente. Por meio dele, quando permito, sou transformada.

Este  meu livro se chama BÍBLIA.

Experimente você também esta leitura e tocará na transformação da sua vida. 

Deus te abençoe!

By Franciele Oliveira
Imagens: imagens cristãs  

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A AUTO-SUFICIÊNCIA _ "O PRIMEIRO É AQUELE QUE SERVE, O MAIOR É O ÚLTIMO"

No mundo da ciência e da tecnologia, a palavra de ordem que comanda é a “perfeição”, a alta definição. Acontece que isto não satisfaz às exigências dos seus destinatários, isto é, a realização da felicidade da realidade social. As pessoas não têm sido mais felizes por isto. É sinal de que algo não está totalmente certo e perfeito.

De outro lado, temos os indicativos precisos da Palavra de Deus. Jesus convida as pessoas para que deixem a arrogância, a auto-suficiência, o querer ocupar os primeiros lugares e o ser melhor do que os outros. A forma de ser feliz passa por outros caminhos, pela prática da sabedoria e da gratuidade.

Não podemos nos conformar com uma cultura de “qualidade total” no seu instrumental de ação deixando na marginalidade os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos e desvalidos de hoje. Um tempo de prosperidade e de desenvolvimento não pode ser excludente a ponto de privilegiar alguns e não levar em conta a maioria da população.

Um mundo de igualdade, apesar dos direitos individuais adquiridos honestamente, leva a superar as desigualdades e a competição social que existe. Não é fácil entender e praticar a proposta do Evangelho quando diz que “o primeiro é aquele que serve, o maior é o último”. Nestas atitudes estão os autênticos valores para o cristão.

A sociedade capitalista vive num intercâmbio de favores. Ela negocia com quem é capaz de competir, deixando de lado o valor da gratuidade, do perdão a quem não pode pagar e da realidade do pobre. Esses últimos não têm lugar à mesa da classe abastarda e privilegiada na posse de bens materiais.

O importante é viver com sabedoria, confiante em Deus e na humildade de coração. O afeto das pessoas e de Deus se conquista com os gestos simples de humildade, muito mais do que com presentes valiosos, mas sem a força do amor e da espiritualidade. Isto significa que os mistérios de Deus são revelados aos simples e não aos orgulhosos e auto-suficientes.


por Dom Paulo Mendes Peixoto

terça-feira, 14 de setembro de 2010

COMO SER ÍNTEGRO?

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo a ostentar a palavra da vida."
Filipenses 2, 14-16a


Como é difícil testemunhar Deus com a vida nos dias de hoje. O mundo nos leva a pegar uma mentirinha ali, outra aqui; a fazer uma coisinha errada  _ "só hoje"; a assistir programas de televisão com imagens indecentes; a xingar um palavrão; a fazer uma fofoca; a navegar em sites não aconselháveis; a fazer brincadeirinhas bobas; a se sentir e querer ser o melhor... em fim, são pequenas coisas que vão nos distanciando de Deus e nos aproximando da morte, vão nos aproximando do inferno.

Então, como fazer para ser íntegro no meio da sociedade tão depravada? Como ser luz de Deus no meio de tanta escuridão e de tanto pecado?

Só de um jeito é possível ser sinal de Deus: sendo fiel nas pequenas coisas.

Comece cuidando da sua língua. Cuide para que não saía da sua boca palavras inúteis que desagradam a Deus. Fale sempre a verdade, pois uma mentirinha é pecado tanto quanto uma "mentirona". Não murmure, não critique, não faça intrigas, não faça fofocas, não xingue...

Guarde a sua boca para ser fonte da benção de Deus.

Entretanto, essa é apenas uma dica, pois somente você sabe no que você está precisando ser fiel. Somente você sabe em quais pequenas coisas Deus está pedindo sua fidelidade.

Se você puder, feche, por um momento, os seus olhos e faça um exame de consciência pedindo a Deus que te ajude a identificar as pequenas coisas erradas da sua vida que te distanciam dEle. Após identificá-las, peça ao Senhor que te ajude, a partir desse momento, a começar agir diferente. Que Ele te dê a graça da fidelidade nas pequenas coisas. 

Pois, aquele que for fiel no pouco conseguirá ser fiel no muito.


Deus te abençoe, 
e lembre-se:  "Se for fiel no pouco, Deus te confiará mais."

By Franciele Oliveira

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

QUE HOMENS DEVEMOS SER?

Essa é um questionamento que nos aparece a cada dia. As circunstâncias da vida, as respostas exigidas a cada instante nos leva a esse questionamento constante. Que homem devo ser?

Por vezes sou tomado por essa incerteza: que homem devo ser? Quero mais nem sempre alcanço o que meu coração anceia.

Em situações, muitas vezes simples, onde tenho a oportunidade de fazer valer o homem bom, imagem e semelhança de Deus, no qual fui criado, verdadeiramente o homem que devo ser. Acabo por deparar-me com meus limites, parece que volto a estaca zero diante da busca pela resposta a esse questionamento.

No entanto, encontramos numa personagem bíblica a resposta a esse questionamento: que homem devo ser?

No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos: “Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração, que fará todas as minhas vontades. At 13, 22b

Encontramos o homem segundo o coração de Deus, sim Davi foi esse homem segundo o coração de Deus, não de forma exclusiva. Mas por trazer em seu caráter as qualidades espirituais do homem segundo o coração de Deus.

Corramos atrás dessas qualidades:

  1. Ser sincero e verdadeiro, Davi era autêntico e cultivava as qualidades interiores;
  2. Ter intimidade com Deus, Davi era livre para esta em comunhão com Deus;
  3. Esta no centro da vontade de Deus, Davi buscou as escolhas divinas para sua vida.

Hoje necessitamos pautar a nossa vida com os princípios que norteiam a vida do homem segundo o coração de Deus.

Deus bençoe sua caminhada.

Alex - CN

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"MARIA NÃO SE AFASTOU DE NÓS" - QUE SABEDORIA!

Lá em casa no corredor tenho um quadro do rosto de Nossa Senhora, e na diversas vezes que passo ali, muitas vezes fito nos olhos dela e rezo àquela parte da Salve Rainha “seus olhos misericordiosos à nós volvei…”, toco em suas mãos e rezo “passe à frente Maria”…

Em uma de suas catequeses, o Santo Padre destacou que “Maria não se afastou de nós, mas sim permanece ainda mais próxima e sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanidade inteira”.

“Todos necessitamos de sua ajuda e de seu consolo para enfrentar as provas e os desafios de cada dia; temos a necessidade de senti-la como Mãe e irmã nas situações concretas de nossa existência“, concluiu o Papa.

Que sabedoria!

Partilho com você que me senti reconfortada com estas palavras do Papa. De forma tão simples, suas palavras tocaram meu coração. Estou buscando, a cada dia, viver assim: enfrentando os desafios e provas com a ajuda e o conselho de Maria.

Convido você hoje, à receber Maria em sua casa, olhar em seus olhos, tocar em suas mãos maternais… Ela não se afastou de nós. Ao contrário, ela está sempre pronta a nos atender e nos ajudar nas tantas provas e desafios de cada dia.

Rezemos juntos(as):

Debaixo de Vossa proteção, nos refugiamos, oh Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os males e perigos, oh Virgem Gloriosa e bendita

Deus te abençoe!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

TER MUITOS AMIGOS?????

"O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão."
Provérbios 18, 24

Amigo é aquele que você pode contar sempre, seja na alegria ou na dor. Aquele que mesmo após tanto tempo sem te ver, ao te encontrar te faz perceber que tempo algum os separou. Amigo é aquele que sempre soma na sua vida, sempre faz a diferença, mesmo que ele não perceba. Pois, a atitude dele sempre te faz buscar estar mais perto de Deus ou perceber que Deus verdadeiramente cuida de você.

Portanto, amigos são poucos, é raridade. A Bíblia já diz: "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro."

Assim, não procure ter muitos amigos, pois isso é ilusão. Procure o verdadeiro amigo. Claro, temos que conviver bem com todos ao nosso redor, mas nem todos serão nossos amigos.

Agora, se você já encontrou um grande amigo, valorize-o e seja para ele um bom amigo.

Deus te abençoe!

By Franciele Oliveira

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"VINGUE-SE DE SEUS PAIS, AMANDO."

A bênção do pai é a bênção de Deus, Deus te deu a vida através de seus pais e vai te dar a sua bênção também através de seus pais. Quando você beija a mão de seu pai e sua mãe, ou beija a mão de um bispo, ou de um padre, isto não é idolatria, e sim um pedido de bênção para alguém que teve as mãos abençoadas por Deus. A caridade de cuidar do pai na velhice não será esquecida. É fácil amar o pai quando ele é jovem, quando ele tem dinheiro, quando ele está bem, mas a bênção cairá sobre aquele que amar o pai quando ele precisa de cuidados, quando ele já não tem forças nas pernas, quando ele molha as calças. Deus também sabe que tem muito pai e mãe chatos, com problemas, que são realmente difíceis, mas a melhor forma é o amor. O padre Jonas nos ensinou, nos encontro de jovens a muitos anos atrás, dizendo: “Vingue-se de seus pais, amando”.

Felipe Aquino

COMO CORRIGIR E AMAR OS FILHOS

O filho precisa ser corrigido, mas o que mais dói no filho é quando tiramos a sua liberdade, dói na alma, dói mais que umas chineladas. Você que é pai, Deus te deu autoridade e você precisa aplicar o castigo adequado, e corrigir o seu filho; não é humilhá-lo. Você também precisa conquistar seu filho, e não é dando coisas, mas, com carinho, com amor, é se dando ao seu filho, você precisa respeitar seu filho. Pai e mãe, não podem chegar em casa com o sangue quente e xingar e bater nos filhos, você não pode corrigir quando tiver nervoso, pois você vai falar besteira e fazer besteira, mas corrigir na hora e da maneira certa, levando seu filho para o quarto e, somente os dois, corrigí-lo, assim você vai conquistar o respeito do seu filho.

Os pais são os representantes de Deus na terra para os filhos, e filhos que tem uma visão errada dos pais, terão também uma visão errada de Deus. Antes de falar que Deus ama seu filho, que Jesus ama seu filho, você precisa dizer e demonstrar que ama o seu filho.

Felipe Aquino

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A ORAÇÃO É UMA EXPRESSÃO DE AMOR!


A oração é, antes de mais, uma expressão de amor. Quem ama, quem é amigo, gosta de estar, anseia por estar com a pessoa amada, com o amigo. Não se cansa de estar com a pessoa que ama e tem sempre que dizer e que ouvir, tem sempre o desejo de mais tempo para o diálogo ser maior. O amor, só o amor é solução para a vida de oração, ou seja, só reza bem, quem ama e quem não reza e porque não ama. O amor leva a estar com o amado, a desejar estar a sós, a querer tempo e ocasião para se abrir, para falar, para se sentir em comunhão, em intimidade. Quem ama pouco, reza pouco e nunca encontrará tempo para orar, para estar com o amado. Quem ama muito, reza muito e não perde ocasião para rezar, para dialogar, para pensar no amado. E pensar em Deus, o nosso Amado, já é oração, mesmo que se não medite muito ou não se pronunciem formulas. O segredo da oração está no amor, no coração, no grau de amizade. Nada, absolutamente nada – nem o trabalho, nem outras circunstâncias nos impede de pensar em quem amamos. Ninguém, por mais violência que faça, nos impedirá de pensar na pessoa que amamos. E esse pensar já é oração. E se o amor é grande, a oração tomará mais tempo e terá novas expressões.
Trecho do livro:
O Homem em Busca de Deus


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MEU CORAÇÃO CLAMA POR UNIDADE

"Exorto-vos pois, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Efésios 4, 1-3

Meu coração hoje esta clamando por paz e unidade na Igreja. Já basta de tanta divisão e competição. Devemos lutar para ser aquilo para qual Deus nos chamou. Devemos viver com verdade de coração a nossa vocação, para glorificar ao Senhor, e não para somente satisfazer nossas vontades. Devemos buscar suportar e aceitar as pessoas como elas são e buscar sempre a unidade e a paz. Pois, se na própria Igreja encontramos divisão, onde mais poderemos recorrer... A Igreja é a casa de Deus, onde devemos encontrar paz e aconchego.

By Franciele Oliveira

terça-feira, 31 de agosto de 2010

AMIGOS QUE NÃO DECEPCIONAM


Eu descobri que os santos, que possuem a Deus no céu, interessam-se pela nossa santificação e ajudam-nos a progredir na prática das virtudes pela sua poderosa intercessão e nobres exemplos que nos deixaram: devemos, pois, venerá-los; são poderosos intercessores; devemos invocá-los; são nossos modelos, devemos imitá-los.
A Igreja nos fala de comunhão dos santos: comunhão com as coisas santas e comunhão com as pessoas santas. Comunhão com aqueles, que em todos os tempos e em todos lugares provaram, de uma maneira clara a vitalidade da Igreja; comunhão com “homens e mulheres que abalaram o mundo”.
Penso que nós contamos pouco com este auxílio do céu; ora por não conhecermos a doutrina da Igreja sobre a devoção aos santos; ora por chegar até nós conceitos errados sobre a comunhão do santos. Tenho feito a experiência, em minha caminhada espiritual, de contar com o auxílio dos mais variados amigos do céu nas mais variadas situações em que me encontro. Certa vez, estava passando por uma provação terrível em minha vocação à Canção Nova, sem saber se deveria ou não permanecer na comunidade, eu havia perdido de vista o chamado de Deus, estava confusa e o desejo do meu coração era de deixar tudo e voltar para minha casa. Nesta época, caiu em minhas mãos a novena das rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus. A princípio, não dei muita importância, mas aquela novena começou a me incomodar, tomei a decisão de rezá-la.