quinta-feira, 27 de maio de 2010

ERRAR, CAIR E LEVANTAR! O QUE FAZER DEPOIS DE UMA QUEDA?

Se você é um ’ser’, daqueles que se movimentam e também daqueles que cometem erros, mesmo depois de prometer e jurar jamais cair, entao, seja bem-vindo ao ‘Clube dos Seres Humanos’.

A frase “Errar é humano” todos nós já conhecemos. Faz parte de nosso cotidiano!
Nós todos também já passamos pela experiência de cair. Ou no sentido literal, ou no emocional, espiritual, sexual…

Cair faz parte de nossa natureza também. O mais interessante da história é saber se levantar!

Se errar e cair é humano, o ato de se levantar também o é. Isso mesmo!
Todos nós temos a capacidade e a força interior de querer mudar as coisas e conseguir.É uma capacidade que nos foi dada por Deus, é imbutido em nós, é um impulso interior, lá de um lugar onde Deus habita.

O ‘Levantar” também é Divino, pois é a força de reação que Deus pôs dentro de mim e de você!

Você consegue! Você pode! Deus está aí!

No entanto, é muito importante saber como agir. Por isso trazemos algumas dicas, alguns passos para faciliar nosso reerguimento, depois de uma queda:


1. Reconheça seus limites. Você é um ser humano e isto pode acontecer com todos nós.

2. Perdoe-se. A culpa que se gera depois de fazer “algo mal” é diretamente culpada por voltar a fazê-lo. Na medida em que você se perdoar, poderá evitar cair de novo. E embora continue caindo, perdoe-se; pense nisto: se pecamos 70 x 7, com certeza Jesus nos perdoaria, e se Ele lhe perdoa, por que você não faz a mesma coisa?

3. Procure se confessar. O sacramento da reconciliação é a melhor maneira de enfrentar um pecado, não somente porque nos ajuda a nos perdoar, como também porque nos dá a graça para não voltar a cometer este pecado.

4. Tente reparar o dano na medida do possível. Se você prejudicou alguém ou você mesmo, tente resolver essa situação. Infelizmente, isto é o mais complicado; quando nós prejudicamos alguém, às vezes a ferida provocada é grave com simplesmente dizer “me perdoe, por favor”, mas se existirem outras coisas que possamos fazer para corrigir esta situação, uma delas será ajudar as pessoas que foram vítimas de coisas semelhantes, ou trabalhar com pessoas que cometeram os mesmos erros nossos para que elas também mudem de atitude.

5. Tenha a consciência de evitar a ocasião de cair outra vez. Procure se afastar das circunstâncias que o levariam a cometer os mesmos erros.

6. Aprenda com sua experiência. Mesmo que você não acredite, um pecado pode ser de grande ajuda para sua vida espiritual, não quando o cometes, mas justamente quando se arrepende dele, aprende a necessidade de ter Deus em sua vida e reconhece seus limites, com humildade. Reconhecer que você precisa de Deus em sua vida, o levará a ser misericordioso com as demais pessoas.

Se você cair, não se preocupe, sempre será possível se levantar!
Imagem: Por_Teb