O casal cristão para assumir o sacramento do matrimônio deverá no namoro começar a construir a unidade, para que quando se casarem eles possam ser de verdade uma só carne. Isto não acontece automaticamente, mas é fruto de varios fatores que deverão ser explorados no namoro.
O primeiro ponto que quero aborar é o conhecimento verdadeiro do outro, digo verdadeiro porque em muitos casos até os casais de namorados conheçem o outro de modo apaixonado, onde a paixão encobre a verdade de quem é a pessoa com quem namora. É hora de deixar a emoção e agir com a razão. Cada pessoa tem uma identidade e uma personalidade próprias e isto se revela em comportamentos que esta pessoa apresenta no relacionamento. Um conhecimento verdadeiro pode custar a separação e isto é plenamente possível no namoro, embora deixe marcas ou produza sofrimentos no casal. Mas na vida existem momentos que precisamos encarar a verdade dos fatos e deixar de viver de ilusões. Isto porque se a pessoa tem comportamentos que não suportamos e o conhecimento disto acontece depois de casados, as coisas se complicam, podendo gerar até separação; ou porque não se enxergaram na relação (sobretudo no namoro) dificuldades que estão muitas vezes “estampadas na cara”, que tirariam a possibilidade do casamento ou este deveria ser adiado para se resolver estas dificuldades. Encarar de frente a verdade é o primeiro ponto para a construção da unidade do casal pois só a verdade pode ser modificada, a ilusão passa.
Outro ponto é alimentar o amor. Para se construir a unidade é preciso alimentar o amor diáriamente, pois a cada dia será importante a constatação de ambos: “nós nos amamos” a ponto de sermos uma só carne um dia, no nosso casamento. E quando se trata de amor, não dá prá enganar: é um misto de paixão com carinho e afeto e se conscretiza com gestos de gentilezas especiais, de escolha da pessoa como companheira, onde o querer estar com ela todos os dias, desejá-la, é primordial. Sim porque o desejo é muito importante em um relacionamento, mas não um desejo possessivo ou carnal, mas desejo de fazer alguém feliz.
Ficam estas dicas para você que está namorando, começe a construir a unidade a partir destas duas dicas: o conhecimento verdadeiro dele ou dela e alimentar o amor a cada dia. Boa semana . Deus te abençoe.
By diaconopaulo
Fonte: AMOR, MATRIMÔNIO E FAMÍLIA
Imagem: Por J. Xavier