terça-feira, 4 de maio de 2010

MÚSICO TEM QUE ESTUDAR!!! COMO PLANEJAR O TEMPO DE ESTUDO?

Diferente do que o que muitos de nós pensamos, estudar música é algo para a vida toda. Isso mesmo, o pensamento talvez fosse que a gente se esforça para treinar bem o ouvido, ter uma boa percepção musical, procura o máximo se tornar hábil no seu instrumento até conseguirmos o objetivo técnico almejado no mesmo e que quando alcançado esta meta simplesmente não precisamos mais treinar, afinal já toca todo dia, já ensaia, faz show, já se está em contato constante com a música. Mas, na verdade, com o passar do tempo, vamos percebendo que quanto mais estamos envolvidos com a música, mesmo tocando constantemente, fazendo shows e ensaiando é preciso aliar isso ao estudo e ao treino.


Uma vez refletindo com um amigo fomos chegando a uma conclusão: Quando se para de estudar música não estagnamos simplesmente no ponto em que alcançamos, na verdade com o tempo vamos sentindo que vamos regredindo. Isso mesmo, acabamos regredindo, técnica e musicalmente. Por isso é tão importante, mesmo para os músicos mais experientes o treino e o estudo.

Quero aqui lançar uma proposta de planejamento de nossos estudos a partir daquilo que é o fundamental para um músico saber e crescer musicalmente.

Algumas coisas são básicas para todos os músicos (independente se canta ou toca e o que toca) que é uma boa percepção musical, afinação, leitura musical (partitura, cifra ou tablatura), habilidade no seu instrumento, boa bagagem teórica dos fundamentos musicais (escalas, harmonia, formação de acordes, encadeamentos harmônicos, construção melódica, arpejos, harmônicos, etc) Repertório, além de estar inteirado com o universo musical conhecendo a evolução musical os diferentes estilos e movimentos ligados a música.

O conhecimento e o aperfeiçoamento em cada uma desses e/ou mais pontos são importantes para a evolução da qualidade profissional de um músico. Para que esse estudo seja eficaz o ideal seria começarmos separando pelo menos umas 2 horas por dia para fazê-lo. É claro que se você dispõe de mais tempo isso é ótimo, procure aumentar, proporcionalmente, as atividades que vamos passar aqui. Se você dispõe de menos tempo também não tem problema, faça o mesmo para baixo, é claro, neste caso tenha paciência, pois isso exigirá de você mais dias repetindo as mesmas etapas de dificuldade que você estiver estudando.

Diariamente você pode separar seu tempo assim:

Esquema 1
Percepção Auditiva 00:20
Conteúdo Teórico 00:30
Alongamento 00:10
Prática Instrumental 00:20
Repertório 00:40

É claro que dentro desse tempo procure esmiuçar o que estudar em cada um:

1.Percepção Auditiva: É importante você treinar aqui três coisas fundamentais:
Afinação: Exercícios de afinação como audição e repetição de escalas, acordes e intervalos.
Solfejo: Leitura musical
Treinamento Rítmico: Repetição, grafia e leitura de ritmos.

2.Conteúdo Teórico: Separe tempo para estudar sobre teoria musical (grafia), harmonia, construção de escalas, construção de acordes, encadeamentos harmônicos, variações melódicas, etc.

3.Alongamento: Antes de passar para a parte prática (execução no instrumento) é importante fazer pelo menos um breve alongamento (aquecimento para os cantores) para proporcionar uma atividade saudável no instrumento e livre de lesões instantâneas e/ou futuras.

4.Prática Instrumental: É hora de treinar o que se estudou na teoria no instrumento, procure repetir várias vezes o mesmo exercício e só passe a um nível seguinte quando estiver realmente seguro da “perfeição” da execução do movimento. Você pode treinar aqui com escalas, arpejos, acordes, exercícios específicos para desenvolver técnicas em seu instrumento.

5.Repertório: Toda essa preparação só encontra sentido aqui, é no estudo de repertório que vamos colocar em prática o que estudamos. Procure estudar músicas que te desafiem a aprimorar seus conhecimentos técnicos e teóricos. Sempre que puder, separe tempo para tentar transcrever alguma música (tirar de ouvido), assim vocês estará unindo sua percepção auditiva, conhecimentos teóricos ao seu estudo de repertório.


Se para você é difícil estudar “tudo isso” em cada dia você pode ainda elaborar um outro esquema dividindo os conteúdos ao longo dos dias da semana, procurando não dispensar a prática instrumental e o repertório do seu estudo teórico. Neste caso lembre sempre de fazer uma constância nos seus exercícios, tentando evitar a esporadicidade, ou seja, estudar um tema um dia aqui e outro, uma semana depois, depois duas semanas depois e assim por diante.

No começo talvez pareça “enfadonho” seguir uma metodologia, mas lembre-se: além de ser fundamental para um crescimento satisfatório, com o tempo a gente se adapta e segue tranquilamente.

Bons estudos.

Imagem: Por antonioramalho