quarta-feira, 5 de maio de 2010

MISSÃO: O MISSIONÁRIO NÃO FICA PARADO


"...Paulo foi o maior missionário da história da Igreja. Ele descobriu a sua vocação no caminho de Damasco. O próprio Cristo o chamou para ser a Sua presença no meio dos gentios, e ele se consagrou de corpo e alma à sua missão. Paulo foi martirizado em Roma quando tinha 74 anos, passou a metade de sua vida como missionário no oriente e no ocidente. Barnabé foi companheiro de Paulo, homem cheio dos dons e dos frutos do Espírito Santo.

Contemplando estes dois missionários, nós podemos compreender de modo bem concreto o que significa ser missionário. O missionário não fica parado, ele vai de cidade em cidade, de povo em povo para anunciar Jesus Cristo. Não existe missão sem Igreja, ela é o sujeito da missão, e esta missão é universal.

A missão da Igreja já dura 20 séculos, e após estes 20 séculos podemos dizer que estamos no início da missão. Neste início de novo milênio, a Igreja está convocando todos em missão. O Documento de Aparecida envia cada cristão batizado e o convoca a se tornar um missionário, para que a Palavra chegue em todo o mundo. Ele [Jesus] deve chegar nas escolas, nos ambientes de trabalho, nas prisões, nos mais adversos lugares da sociedade..."

Trecho da pregação de Dom Benedito Beni no Congresso Mariano realizado na sede da Comunidade Canção Nova.