Buscar a solidão, o isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim. O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se e ficar a sós com Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, ele orava e renovava suas forças.
Mas existe uma solidão que faz mal à nós. É aquela em que as pessoas podem viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim vivem isoladas delas. Este tipo de isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e mulher. Que triste!
O “Isolar-se” gera ansiedade, tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos, o sentimento de morte.
O “Isolar-se” corta o diálogo tão necessário na família; faz com que a pessoa se deixe levar pelos pensamentos, que nem sempre são verdadeiros e que podem gerar confusão, desorientação.
Não é uma busca de Deus, mas uma fuga dos problemas, daquilo que é preciso enfrentar.
A Palavra de Deus diz “Quem se isola, busca seus próprios interesses…” Pv 18,1
Neste mundo cheio de problemas, por causa de toda pressão, somos tentados ao isolamento, à nos colocarmos dentro da casca…
Se você vive problemas, e a tentação é desistir, é deixar tudo para trás, e se isolar…Sinto muito! Você está num caminho torto…
Mas, se você vive problemas, a tentação é desistir, se isolar, mas… mesmo assim, dá a volta por cima, busca os amigos, o sacerdote, busca orientação na Palavra de Deus, no conselho de alguém, na oração… Aí sim, você está no caminho reto…
Deus abre várias portas pra você! Eucaristia, confissão, comunidade, meios de comunicação católicos… Veja quantas formas de Deus falar, e perceba quantas opções você tem para buscar ajuda.
Deus abençoe você! Que Maria passe à frente, resolvendo as situações que hoje você não consegue resolver!
Fonte: Paulo Victor e Letícia
Imagem: Por Fábio Pinheiro