quarta-feira, 25 de agosto de 2010

EM QUEM VOTAR????

Como cristãos temos que estar atentos à política do nosso país. Não podemos viver como alienados e permitir que o nosso voto seja em vão. Devemos votar com consciência, acreditando que estamos fazendo o melhor para todos nós brasileiros, de acordo com os mandamentos de Deus. Pensando assim, resolvemos expor aqui a posição do Pe. Joãozinho em relação aos candidatos para Presidente do Brasil.

**********************************************

O debate promovido pela TV Aparecida e TV Canção Nova, com participação da TV Século 21 na noite desta segunda-feira foi um fato histórico. É primeira vez que isso acontece no Brasil. Duas ausências incômodas: a candidata Dilma e a Rede Vida. Promete-se um novo debate promovido pela CNBB. Vamos ter que esperar esta nova oportunidade para completar nossa visão a respeito da posição dos candidatos diante dos temas candentes que preocupam a Igreja católica. Um destes temas tornou-se emblemático: o aborto. A teoria da legislação preventiva parece convencer TODOS os candidatos. Até o momento a menos evasiva tem sido a candidata Marina Silva, que prefere remeter a polêmica a um plebiscito. Cristão é gato escaldado com plebiscitos. Pilatos também fez um plebiscito para saber se deveria libertar Jesus ou Barrabás. O povo preferiu a morte do messias.

A estas alturas já não temos um candidato completamente sob medida para o voto católico. A mais inteligente nas respostas tem sido Marina. Se Lula votar segundo sua consciência certamente no segredo da Urna Eletrônica apertará a opção Marina. É sua sucessora mais natural em nível de carisma. Dilma é um imenso ponto de interrogação. Nem o marketing milionário do PT consegue produzir uma “Dilminha Paz&Amor”. Se ela vencer no primeiro turno será um embrião de ditadora. É a mãe brava que levanta o dedo em riste para corrigir seus filhos. O Brasil precisa de uma mãe brava ou de uma diplomata carismática? Do outro lado temos o Serra que promete trabalho na administração do Brasil. De fato ele é laborioso. Também não é figura diplomática.




Na verdade já passou da hora de repensarmos este presidencialismo quase monárquico que temos no Brasil. Mas olhando para o Congresso Nacional… o parlamentarismo não anima muito não. Ahhh…. esqueci do candidato da última hora: Plínio. Ele veio para arrombar a festa. Tem incomodado a todos e tornado a campanha mais divertida. Mas bem que sua biografia mereceria um ponto final mais digno. Algumas idéias que ele parece professar alinhado ao PSOL não condizem com o que ele acreditou durante toda a sua vida.

Em quem votar? Sinceramente, ainda não sei. É três contra um. Plínio, Marina e Dilma são areia do mesmo saco. Serra tem uma cor diferente. Se for pelas idéias professadas, Marina tem sido a mais convincente. Mas seu partido ainda está “Verde”… não “Amadureceu. Por outro lado, votar em Marina é aumentar as chances de Dilma ganhar no primeiro turno e se sentir toda-poderosa. Plínio…. nem pensar. Então sobra o Serra. Quem quiser segundo turno para forçar um debate mais sincero não tem outra opção. Vota em Serra para completar seu juízo nos debates entre os dois lados frente a frente…. sem tanta maquiagem! Você decide!

Pe. Joãozinho, scj