sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O CASAMENTO E A MISSÃO DE EVANGELIZAR



Na Canção Nova quando um casal se casa é para a missão. “Casamos por causa da missão”. Isto porque um missionário casado rende muito mais, pois o equilibrio afetivo e emocional que o conjuge lhe proporciona é fonte de renovação de sua vida missionária.  Numa comunidade como a nossa na qual também existem pessoas casadas, a eficácia da missão é sensível. Explicando que não é admitida pessoa casada na comunidade de vida, somente os jovens que, dentro da própria comundade, se conhecem e fazem o caminho de namoro, depois o namoro e noivado acompanhados por formadores, e se casam dentro da comunidade. É uma riqueza muito grande.

Mas podemos dizer que todo casamento tem também uma finalidade missionária. A própria educação dos filhos é a primeira e mais bela missão do casal, depois o serviço missionário próprio da paróquia. Todo casal deve se engajar nos serviços próprios da paróquia: são inúmeras pastorais a serviço da vida que os casais podem estar inseridos para evangelizar. Por exemplo a pastoral da família, que procura ajudar famílias desestruturadas a se restabelecerem, isto através de visitas e formações. Também na pastoral da criança, pastoral do batismo, preparação de noivos, etc. Sempre há espaço para que, a partir do sacramento do matrimônio, os casais vivam a dimensão missionária.



Casais que se fecham em seus mundos particulares acabam se tornando egoístas e o casamento corre grande risco de acabar, visto que é uma união que não promove a construção de sociedade na qual estão inseridos, tende a se esvaziar por falta de sentido. Os casais cristãos precisam ter consciência do seu papel transformador da sociedade, quer seja pelo testemunho de comunhão e participação, quer seja pelo diálogo aberto a todos, ou ainda exercendo a caridade em favor dos mais pobres e ainda anunciando o evangelho de Jesus Cristo, apresentando ao mundo a proposta do amor que doa a própria vida em favor dos outros.

Deixo esta mensagem para você que é casado ou casada: procure ser missionário(a) neste mundo sem fé e sem esperança. O pouco que podemos dar pode ser o tudo que alguém está precisando.

Deus abençoe você e sua familia. 

Diácono Paulo Lourenço