terça-feira, 13 de abril de 2010

PÁSCOA E DOMINGOS

Todos os domingos deste tempo de páscoa levam o nome de "domingos de páscoa". A começar pelo primeiro, que foi o Dia de Páscoa.

Na verdade, todos os domingos do ano carregam, em primeiro lugar, a marca a Páscoa, recebem seu sentido a partir da celebração da ressurreição de Cristo, acontecida "no primeiro dia da semana". A ressurreição do Senhor imprimiu sentido novo a toda a criação, que a partir da ressurreição recebe novo status e novo sentido.




Transpondo o "Dia do Senhor", do último para o primeiro dia da semana, do "sábado" para o "domingo", fica afirmada a confirmação da nova ordem, do "novo mundo", do novo sentido que toda a criação recebe a partir da ressurreição do Senhor, mesmo que na aparência todas as coisas continuem do mesmo jeito.

Os domingos nos mergulham de novo na surpresa do dia de Páscoa. Mesmo com a aparência de um jardineiro, ou nas feições de um peregrino, de repente nossos olhos se abrem, e percebemos que é o Senhor Ressuscitado que vem nos alentar com sua presença, nos transmitindo a certeza de que a vida venceu a morte, e todos agora, como São Paulo, podemos "experimentar a força da ressurreição de Cristo".

À luz desta certeza, podemos colocar diante do Senhor o peso da realidade que continua com sua consistência antiga, mas que de agora em diante aguarda também ela a manifestação da glória que será revelada.

Cada domingo atesta que não vivemos mais na antiga ordem, mas já nos encontramos no mundo novo inaugurado pela Ressurreição do Senhor!


Por D. Demétrio Valentini


Fonte: http://www.diocesedejales.org.br/home.asp
Imagem:por Rodrigo Soldon (http://www.flickr.com/photos/soldon/3211687606/in/set-72157605342960117/)